Conteúdo

Cursos/Informações/Pesquisas

Varisoft® EQ 65

Visualizações : 649
8-04-2021


O que é?O Varisoft® EQ 65 é um emulsificante/ surfactante catiônico natural e biodegradável. É certificado ECOcert e COSMOS. Ele contém aproximadamente 65% de matéria ativa.

INCI

Distearoylethyl Dimonium Chloride, Cetearyl Alcohol
AspectoPérolas/bolinhas brancas
Taxa de uso1–10%
CheiroParecido peixe
Ponto de fusão aproximado80°C
pH3,0-6,0 (solução a 5%)

Carga

Positiva
SolubilidadeÓleo
Por que o usamos em formulações?Varisoft® EQ 65 dá a nossos produtos um poder "condicionador" (deslizamento, melhor penteabilidade e desembaraço, melhor sensação de cabelo), embora não tanto quanto alternativas menos naturais como BTMS-50 e behentrimonium chloride (BTMC). Ele também funciona como uma cera emulsificante completa.
VantagensEmulsificante/surfactante catiônico natural, relativamente fácil de usar.
DesvantagensAcho que não funciona tão bem quanto alternativas menos naturais como o BTMS-50 e o cloreto de behentrimonium (BTMC).
Alternativas e substituiçõesVocê precisará usar algo mais que seja ao mesmo tempo uma cera emulsificante completa e um condicionamento base. O BTMS-50 seria uma alternativa boa e fácil. O cloreto de behentrimônio (BTMC) pode ser uma boa alternativa; o BTMC puro não contém nenhum ingrediente estabilizador, portanto, se uma receita pede 5% de Varisoft® EQ 65 eu recomendaria o uso de 3% cada BTMC e 2% de álcool cetearílico. A taxa máxima de uso recomendada para BTMC é de 3%.

Ceras emulsificantes não catiônicas (Polawax, Cera Emulsificante NF, Olivem 1000, Ritamulse, etc.) não são boas alternativas para o Varisoft® EQ 65, pois não vão trazer esse elemento condicionante à sua formulação. Eles vão emulsionar o produto, mas é isso. Isto provavelmente não vai arruinar o produto, mas definitivamente terá um impacto negativo no desempenho. Se for um condicionador de cabelo, você definitivamente notará um declínio no desembaraço e na sedosidade do cabelo. Se for uma manteiga corporal condicionadora, não há realmente nenhuma razão para usar algo Polawax no lugar do

Varisoft® EQ 65; o Varisoft® EQ 65 foi incluído principalmente para o elemento condicionador, não para o elemento emulsificador, então usar uma cera emulsificadora não catiônica em seu lugar é algo inútil. Em uma aplicação anidra eu provavelmente tentaria substituir Varisoft® EQ 65 por 50% de álcool cetílico ou cetearílico e 50% de óleo macio ou líquido (mais do que o que estiver na receita). No entanto, isso provavelmente exigirá alguns ajustes para uma consistência adequada. Provavelmente seria melhor procurar por uma receita de manteiga corporal que não use Varisoft® EQ 65.
Você poderia tentar incorporar um ingrediente catiônico diferente como um poliquaternário em sua formulação para substituir a parte condicionante do Varisoft® EQ 65, e depois usar uma cera emulsificante não catiônica. Você precisará observar a solubilidade e as taxas de uso, no entanto.
Como trabalhar com eleInclua Varisoft® EQ 65 na fase de óleo aquecido de suas misturas; acho que normalmente não derrete totalmente em banhos de água, então geralmente tenho que terminar de derreter minha fase de óleo no microondas.

O pH do produto final precisa ser inferior a 5, pois o Varisoft® EQ 65 se decompõe em ambientes com pH mais alto. As recomendações gerais para produtos finais estão na faixa de 4-4,5.
Armazenagem e prazo de validadeArmazenado em algum lugar frio, escuro e seco, o Varisoft® EQ 65 deve durar pelo menos um ano.
Dicas e truquesEu acho que o Varisoft® EQ 65 cria pequenas bolhas transparentes engraçadas quando tento derretê-las em banho maria.
Quantidade inicial recomendada100g
Onde comprar