Conteúdo
Cursos/Informações/Pesquisas
O desafio da cosmética natural

O Enigma dos Cosméticos Naturais Uma das maiores tendências em cosméticos é fazer formulações "naturais", "verdes" e sustentáveis. Isto representa um desafio para os químicos cosméticos porque você está essencialmente limitando o número de matérias primas disponíveis para uso. É um pouco como dizer a um pintor para criar um quadro usando apenas três cores em vez de uma paleta inteira. Isso pode ser feito, mas os resultados podem não ser tão impressionantes.
Aqui estão os principais desafios que os formuladores enfrentam ao tentarem criar formulações cosméticas naturais eficazes.
Definindo "Natural"
Talvez o maior desafio seja descobrir o que sua empresa considera "natural". Não há uma definição única e o número de padrões diferentes por aí são esmagadores. Como formulador, você vai querer obter uma direção específica sobre exatamente quais ingredientes você está autorizado a usar e quais evitar. Se sua empresa não souber, então você deve apenas escolher um dos principais padrões de cosmética natural e seguir o mesmo padrão.
Criando fórmulas razoavelmente funcionais
Uma vez que você sabe a que ingredientes você está limitado, começa a parte mais desafiadora: criar produtos que tenham bom desempenho. Há um truísmo sobre a maioria dos consumidores a ter sempre em mente:
Os consumidores não sacrificarão a qualidade do desempenho por formulações mais naturais
Isto significa que você terá que encontrar uma referência aceitável preenchida com compostos sintéticos, e tentar igualar o desempenho. Esta é uma tarefa difícil, especialmente quando os surfactantes de melhor desempenho - ingredientes hidratantes, espessantes e a maioria das outras matérias-primas cosméticas - são compostos sintéticos.
Manter as fórmulas a salvo de contaminação microbiana
A FDA já emitiu mais cartas de advertência sobre produtos cosméticos em 2016 do que em 2015 e a questão número um é a contaminação microbiana. Cada vez mais departamentos de marketing estão tentando usar suas técnicas de preservação (ou falta delas) como um benefício do produto. Esta é uma idéia terrível, mas é a realidade que os formuladores naturais irão enfrentar. Quando você não pode usar parabenos ou doadores de formaldeído como conservantes, você tem que fazer compromissos de formulação que podem impactar significativamente o desempenho ou a experiência do usuário final.
Manter os custos de formulação baixos
Outro problema que você encontrará ao criar formulações naturais é que elas custam mais do que as formulações sintéticas. A diferença pode ser mínima, mas você deve esperar 50% ou mais de custos de formulação. Você deve prever que seu pessoal de marketing lhe pedirá para cortar os custos logo após o lançamento.
Provando que seu produto é natural
Mesmo se você fizer um trabalho diligente de escolher as matérias-primas naturais corretas e padrões de desempenho correspondentes, você ainda pode não ser "natural o suficiente". Por exemplo, enquanto seu fornecedor de matéria-prima pode ter lhe dado um surfactante natural na primeira vez, quem pode dizer que não o utilizaram com fontes sintéticas para "aumentar" o desempenho (digamos, adicionando parabenos para fazer os ingredientes durarem mais tempo)? Para garantir que você esteja atendendo aos padrões naturais, você precisará trabalhar com os fornecedores para obter toda a documentação apropriada. Você também pode ter que satisfazer os inspetores que trabalham para um grupo privado de certificação natural de que sua fórmula e condições de produção atendem aos padrões "naturais". Isto pode ser um incômodo.
É claro que, embora a formulação de produtos naturais seja um desafio adicional para os químicos cosméticos, não é tudo ruim. Ao menos garante que haverá mais trabalho para os formuladores no futuro.