Conteúdo

Cursos/Informações/Pesquisas

Sudorese do sabão e como consertá-lo

Sudorese do sabão e como consertá-lo
Em:
Gostei:
Não gostei:
Atualizado:
9-01-2021

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos sobre o sabão glicerinado é por que às vezes, o sabão transpira uma vez transformado em um produto acabado? Para explicar isto, escrevemos um artigo sobre por que acontece e como evitá-lo.

O que é transpiração e por que acontece?

A transpiração é simplesmente um fenômeno que ocorre entre a umidade e um umectante (a substância que preserva a umidade), neste caso, o umectante é a glicerina. A glicerina em bases de sabão é um subproduto natural da saponificação e às vezes pode ser adicionada como um agente umectante. Os umectantes atraem/absorvem a umidade do ar. A glicerina no sabão atrai a umidade do ar que se forma na superfície dos sabonetes - isto é o chamado "suor" do sabão. No início, a sudorese do sabão parece gelo e, após uma inspeção mais detalhada, pequenas gotículas de água cobrem visivelmente a superfície do sabonete. Como não vem de dentro do sabão, mas se a umidade do ar sendo atraída pela glicerina no sabão quanto mais úmido for o ambiente, mais provável é que a glicerina atraia umidade sobre a superfície de seus sabonetes. A transpiração também pode acontecer com sabão ou shampoos que contêm ingredientes que atuam como umectantes naturais como mel ou óleo de mamona. A transpiração dos sabonetes não é um fenômeno alarmante, pois é natural que a glicerina atraia umidade do ar. A glicerina é conhecida por ser benéfica para a pele. A teoria é que quando se lava com sabão de glicerina, uma fina camada de glicerina é deixada para trás, que então atrairá umidade do ar, para sua pele, hidratando-a assim mais. Esse é o ponto de venda do sabão de glicerina e você pode ler mais sobre os benefícios da glicerina aqui.


Como evitar que isso aconteça e como prevenir
Há 5 maneiras de evitá-lo, então experimente:
Embrulhando seu sabão em plástico.É provavelmente uma das formas mais eficazes de evitar que seu sabonete transpire. Geralmente os envoltórios plásticos funcionam, mas o ideal é o plástico termoretroativo é a melhor opção e ao usar um leve sopro de ar quente de um secador de cabelo, isto envolverá seu produto hermeticamente, evitando qualquer chance de suar. É aconselhável embrulhar seus sabonetes imediatamente após o desbobinamento se você não os estiver armazenando em um recipiente hermético. 

Preparando um recipiente de secagem hermético. Adicione um punhado de sílica em um recipiente hermético, e depois coloque seus sabonetes acabados no recipiente por até 2 horas, enquanto o verifica a cada 30 minutos. Isto manterá seu sabão mais seco do lado de fora. Não deixe o sabão no recipiente de secagem por muito tempo, ou ele encolherá e secará. 

Passe um ventilador sobre o sabão continuamente depois que o sabão não for moldado. Isto pode funcionar melhor para ambientes menos úmidos, de qualquer forma, vale a pena tentar com pequenos lotes para ver se isso evita que o sabão sue.

Colocar um desumidificador em sua sala de produção. O ideal é que a área onde você produzo sabão seja a mais hermética possível para que esta opção funcione. Embora seja uma opção bastante cara, ela funciona e lhe dá a liberdade de fazer lotes maiores de sabão sem medo de que seus sabonetes suem.

Não faça isso
Não ferva demais seu sabão e mexa com frequência. Ao aquecer seu sabão no microondas ou numa tigela, tente não fervê-lo, pois você perderá umidade e aumentará a chance de seus sabonetes suarem. 

Não coloque seus sabonetes em um refrigerador ou freezer. Depois de fazer seu sabão, não tente endurecer mais rápido, congelando-os. Deixe seus produtos acabados à temperatura ambiente para evitar que seus sabonetes transpirem.

Geralmente, deixe seu sabonete endurecer à temperatura ambiente, embrulhe-os e depois guarde-os em local fresco e seco. Isto deve funcionar da melhor maneira.


Como evitar o suor do sabão
Limpe seu sabonete. Basta limpar a umidade na superfície de seus sabonetes com uma toalha de papel

Seque seu sabonete. Se a transpiração não for tão visível, você pode querer apenas colocar em um recipiente de secagem com um punhado de sílica ou usar um secador. Para uma secagem mais eficaz, você pode usar uma lâmpada de calor ou luz de forno, sem o forno ligado. Certifique-se de envolvê-los imediatamente quando estiverem completamente secos para evitar que suem mais.

Em alguns casos extremos, você pode querer refazer seu sabão. Apenas certifique-se de armazená-lo em um local seco ou embrulhá-lo imediatamente após o desbobinamento.

Como embrulhar seu sabão para evitar que ele transpire

Em breve vamos atualizar este tópico, e mostrar as opções de como embrulhar os sabonetes.  

2 Comentários

Joyce Costa
Gostei muito das dicas. Vou segui-las, algumas.
Márcia Lima
Gostei muito das dicas, principalmente a do plástico termoretroativo, achei a dica mega interessante,

Dúvidas? deixe aqui seu comentário

95617

Limite de caracteres 400