Conteúdo

Cursos/Informações/Pesquisas

O que é INCI?

O que é INCI?
Gostei:
Não gostei:
Atualizado:
30-12-2021

INCI é a sigla para: “Internacional Nomenclature of Cosmetic Ingredients”. Em português seria: Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos. INCI é um sistema internacional de codificação da nomenclatura de ingredientes cosméticos, reconhecido e adotado mundialmente, criado com a finalidade de padronizar os ingredientes na rotulagem dos produtos cosméticos.

Por que falar sobre o INCI?

• INCI na mídia: Informações errôneas têm sido divulgadas a respeito da descrição dos ingredientes no rótulo dos cosméticos.• INCI na legislação sanitária: RDC Nº 211/05 Anexo III item 1 (Anvisa) e Anexo IV-B-14 e C-13 (rótulo).O que você precisa saber sobre o INCI:• Trata-se de uma nomenclatura internacional;• Não é inglês e não faz parte de nenhum idioma;• É uma codificação internacional que facilita a descrição e identificação dos ingredientes cosméticos.Descrição de Ingrediente Cosmético:• Nomes químicos (IUPAC) (International Union of Pure and Applied Chemistry);• Denominação comum internacional (INN – International Non-proprietary Name);• Denominações de farmacopeias (americana, brasileira, europeia);• Nomes comerciais (um para cada fornecedor);• Outras codificações:• CAS – Chemical Abstracts Service (codificação mundial);• NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul (codificação regional);• EINECS – European Inventory of Existing Commercial Chemical Substances (inventário europeu das substâncias químicas existentes no mercado).

Quem já adotou INCI:  Comunidade Europeia (Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, etc.); Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela); Comunidade Andina (Peru, Bolívia, Colômbia, Equador); África do Sul; Austrália; Estados Unidos; Japão.os Unidos; Japão.

São mais de 9 mil ingredientes usados nas formulações cosméticas e cada ingrediente pode ser descrito de diferentes maneiras; portanto, com INCI a identificação fica padronizada em nível mundial!

Visto que existem mais de 12 mil ingredientes utilizados em produtos cosméticos e muitos possuem, além da denominação química, mais de um nome comercial, o INCI permite designar de forma única e simplificada a composição dos ingredientes no rotulo dos produtos cosméticos. Dessa forma, o objetivo do uso da nomenclatura INCI é facilitar a identificação de qualquer ingrediente, proveniente de qualquer país, por ser uma codificação universal, com um sistema para todos os países sem distinção de idioma, caracteres, nem de alfabeto.

Pesquise as NORMAS DE ROTULAGEM PARA PRODUTOS COSMÉTICOS – ANVISA. RDC nº 211, de 14 de julho de 2005. A parte que menciona sobre a lista de ingredientes é a seguinte: “ANEXO IV (…) 14 Ingredientes/Composição: descrição qualitativa dos componentes da fórmula através de sua designação genérica, utilizando a codificação de substâncias estabelecida pela Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos (INCI).”

Segundo a legislação nacional, os ingredientes devem ser mencionados na embalagem secundária (aquela que envolve a embalagem primária, como caixa ou envoltório) ou, na ausência desta, na primária (aquela que está em contato direto com o produto, como o pote ou a bisnaga). Não há especificação quanto à ordem de prioridade na listagem, apenas é obrigatório que a relação de ingredientes seja escrita utilizando-se a Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos (INCI).
Muitas empresas se baseiam na legislação internacional, mais notadamente, a americana, regulamentada pela FDA.

Segundo as normas da FDA, os ingredientes devem ser escritos em ordem decrescente de predominância, porém, algumas exceções são aceitas, são elas: Ingredientes presentes em concentrações de até 1% podem ser escritos em qualquer ordem após a listagem de ingredientes com concentrações acima de 1%;• Independente da concentração, os corantes podem ser listados em qualquer ordem após a listagem de ingredientes que não se encontram nessa categoria;• Se o cosmético for considerado também um medicamento, podem-se citar os ingredientes ativos em uma lista à parte, antes da lista de ingredientes “comuns”.• Se o ingrediente for protegido por sigilo comercial, pode-se mencionar ao final da lista “other ingredients”

Seja o primeiro a comentar...

Dúvidas? deixe aqui seu comentário

58079

Limite de caracteres 400