Conteúdo
Cursos/Informações/Pesquisas
O que são Surfactantes
Compreender os surfactantes pode ser um pouco confuso porque existem muitos tipos diferentes e eles fazem muitas coisas diferentes. Mas acredito que os surfactantes são um dos ingredientes mais importantes dos cosméticos, o que é importante porque você deve saber o que eles são.
A definição de surfactantes é a seguinte: "compostos que diminuem a tensão superficial (ou tensão interfacial) entre dois líquidos, entre um gás e um líquido, ou entre um líquido e um sólido". Os tensoativos podem atuar como detergentes, agentes umectantes, emulsificantes, espumantes e dispersantes". A maioria de nós normalmente conhece os surfactantes como ingredientes que limpam a pele, permitindo que a água enxágüe a sujeira e óleos de nossa pele, mas eles podem fazer muito mais do que isso. Alguns surfactantes são usados como ingrediente principal em condicionadores capilares que nos dão aquele cabelo macio, macio e livre de emaranhados que todos nós amamos (estes são catiônicos). Alguns surfactantes funcionam como emulsificantes para unir óleos e águas, como quando fazemos loções (estes são não iônicos) e os surfactantes que limpam e ensaboam o produto geralmente são aniônicos, anfotéricos e às vezes não iônicos. Agora vou lhe dar mais detalhes sobre cada tipo de surfactante.
Tensioactivos aniónicos
Os surfactantes aniônicos são os surfactantes mais comumente utilizados. Este tipo de surfactante tem íons carregados negativamente. Estes são nossos principais ingredientes borbulhantes, espuma e espuma que todos nós amamos. Infelizmente os tensoativos aniônicos são mais irritantes para a pele, e é por isso que eles são tipicamente emparelhados com outro tensoativo borbulhante (tipicamente surfactantes anfotéricos, mas também podem ser emparelhados com surfactantes não iônicos). A vantagem dos tensoativos aniônicos é que eles são baratos, bons para remover sujeira e óleo, e produzem muita espuma! Graças à ciência, existem muitos novos surfatantes aniônicos por aí que são muito mais suaves na pele do que alguns dos mais comuns que ouvimos falar o tempo todo, como o sulfato de sódio laurílico (SLS).
Exemplos - Glicinato de Cocoil de Sódio(GentleFoam), Cacau de Potássio, Isethionato de Cocoil de Sódio, Sulfato de Laurilo e Laureth Sulfosuccinato de Sódio, Cacau de Potássio(CocoFoam), Aminoácidos de Lauroil aveia de Sódio, e Aminoácidos de Maçã de Cocoyl
Surfactantes anfotéricos
Os surfactantes anfotéricos têm tanto íons negativos quanto positivos, dependendo de seu pH. Eles têm boa detergência e são menos irritantes que os surfactantes aniônicos. Eles podem ajudar a engrossar uma fórmula e fazer bolhas menores e mais cremosas. O inconveniente é que eles são mais caros e não espumam tão bem quanto os tensoativos aniônicos, e é por isso que eles são tipicamente surfatantes aniônicos emparelhados.
Exemplos - Cocamidopropil Betaína, Cocoyl Hidrolisado de Sódio e Cocamidopropil Hidroxisultaina
Surfactantes não iônicos
Os surfactantes não iônicos não têm nenhum custo. Alguns são grandes produtos de limpeza com propriedades de espuma, espuma e borbulhantes. Eles são bons intensificadores de espuma quando usados com surfactantes aniônicos e podem ajudar a reduzir a irritação que pode ser causada por surfactantes aniônicos. Outros surfatantes não iônicos podem até mesmo ser emulsificantes como Emuslfiying Wax NF & Polawax. Eles podem espessar formulações e adicionar efeitos condicionantes. Também são bons em fragrâncias solubilizantes e outros óleos. Os surfactantes não iônicos são comumente usados como agente de limpeza em produtos para bebês, uma vez que são muito suaves. O motivo de não serem surfactantes primários é porque são mais caros e não espumam tão bem por conta própria, especialmente em xampus.
Exemplos - Coco Glucoside, Decyl Glucoside, Laureth-23,e Óxido de Cocamidopropilamina, Cera Emulsificante NF, Polawax
Surfactantes catiônicos
Os tensoativos catiônicos têm carregado íons positivamente. Os tensoativos catiônicos não limpam, enxaguam ou espumam também e são mais irritantes. Os tensoativos catiônicos são bons para condicionadores, mas são usados principalmente em condicionadores de cabelo com enxágüe.
Exemplos - Stearamidopropyl Dimetilamina & BTMS 50