Conteúdo

Cursos/Informações/Pesquisas

Porque usar ingredientes não certificados?
Visualizações : 789
7-09-2021

Porque usar ingredientes não certificados?

Os sintéticos são mais sustentáveis do que os ingredientes naturais?

Os sintéticos são mais sustentáveis do que os ingredientes naturais? A resposta curta: às vezes. A verdade é que o sourcing sustentável vai muito mais fundo do que o sintético versus o natural - é um processo seriamente profundo que analisa como nossos ingredientes impactam o planeta, as pessoas e os animais, agora e no futuro. Continue lendo para saber mais sobre como avaliamos os ingredientes para a sustentabilidade, e por que em algumas situações, um sintético seguro é a opção mais sustentável. 

Algumas definições primeiro

Sustentabilidade: A capacidade de atender nossas necessidades sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas necessidades. Para nós, sustentabilidade é esta definição + mais. Para nós significa, "não fazer mal às pessoas, ao planeta ou a qualquer ser desta Terra". Significa olhar para nosso impacto sobre o planeta como um todo - hoje e no futuro. Deve haver uma maneira sustentável e ética de criar um produto, ou não conseguiremos. 

Natural: Um ingrediente derivado da natureza. Muitos ingredientes naturais requerem algum processamento em um laboratório, mas devem ser minimamente processados para serem considerados naturais. Tenha em mente que os ingredientes derivados de animais também são considerados naturais, pois vêm da natureza e não são criados em um laboratório. 

Sintéticos: Um ingrediente criado em laboratório ou uma substância natural que é altamente processada. Os ingredientes sintéticos são freqüentemente idênticos aos ingredientes naturais em nível molecular. 

Como avaliamos os ingredientes para a sustentabilidade

A sustentabilidade está no cerne de tudo o que fazemos. Nós examinamos cada ingrediente usando as perguntas abaixo para encontrar as opções mais sustentáveis disponíveis. Ingredientes naturais, orgânicos, criados na terra são sempre a nossa primeira escolha, mas se um ingrediente natural falhar nos seguintes requisitos de sustentabilidade, procuramos sintéticos seguros. Continue lendo para saber mais! 

É renovável? 

Alguns ingredientes são raros, ameaçados ou apenas não-renováveis. Neste caso, em vez de limpar um ingrediente do planeta com uma colheita excessiva, uma versão sintética segura pode ser mais sustentável.

Quanta água é usada para produzi-la?

Alguns ingredientes naturais levam uma quantidade de água impressionante para ser produzida em escala. Se um ingrediente sintético seguro (ou outro ingrediente natural), pode desempenhar a mesma função mas utiliza muito menos água, esse ingrediente seria mais sustentável e preferível.

O feijão baunilha, por exemplo - são necessários 15.159 galões de água para produzir um quilo de baunilha utilizável. Neste caso, pode ser mais responsável ambientalmente a escolha de um ingrediente natural mais sustentável, ou se não houver nada comparável para o aroma, então uma opção sintética segura.

Quanto da planta é usado? Qual a quantidade de resíduos?

O ideal seria que cada parte de uma planta colhida fosse utilizada. Na maioria das vezes, porém, apenas uma pequena porção é utilizada e o restante da planta é descartado - uma prática desperdiçada e inerentemente insustentável. Portanto, se houver uma planta alternativa que utilize cada parte, isso seria preferível. Ou, se as opções naturais forem incrivelmente desperdiçadoras, talvez valha a pena procurar por sintéticos seguros.

Qual é seu efeito sobre o planeta quando cultivado/colhido? 

Muitos ingredientes são feitos com OGM ou precisam de pesticidas e inseticidas pesados para o crescimento - substâncias que podem degradar o solo, envenenar os cursos de água e prejudicar animais, pessoas e outras plantas. Neste caso, um sintético seguro pode ser preferível com todas as outras coisas consideradas. Além disso, há apenas tanta terra utilizável para cultivar plantas, e para cultivos extremamente populares e pesados, simplesmente não há terra suficiente no planeta para atender à demanda. Portanto, ou não usamos este ingrediente e escolhemos um ingrediente natural mais sustentável, ou procuramos sintéticos seguros. 

O óleo de palma é um ingrediente que, embora natural, tem efeitos massivamente destrutivos sobre o planeta, as comunidades e os animais. Tudo isso é uma função dos atuais métodos de cultivo insustentáveis, e poderia ser tornado potencialmente sustentável no futuro com uma revisão das práticas atuais. Mas, por enquanto, é um triste exemplo de que a natureza deu errado.

Como isso afeta as pessoas/ comunidades locais?

25% da Mica do mundo é produzida com trabalho infantil. Tem também um alto potencial de contaminação com metais pesados tóxicos. Neste caso, escolhemos uma versão sintética segura, a menos que possamos verificar se a mica natural foi produzida sem trabalho infantil. E sempre testamos a contaminação quando usamos mica natural de origem étnica.

O óleo de palma é outro ingrediente natural que está impregnado de práticas antiéticas como trabalho forçado, trabalho infantil e tráfico humano.

É derivada de animais?

Se a escolha fosse entre um ingrediente sintético seguro ou um ingrediente à base de animais, escolheríamos sempre e para sempre vegetarianos e sem crueldade. Não se esqueça que os produtos de origem animal ainda são considerados naturais. Eliminar vidas para produtos de beleza descartáveis é o oposto de sustentabilidade.

Como isso afeta a vida selvagem/ecossistemas?

Além das preocupações éticas óbvias de matar animais por ingredientes cosméticos, perturbar qualquer nível na cadeia alimentar pode ter efeitos maciços em um ecossistema e na forma como ele funciona. Inúmeros tubarões já foram mortos por esqualeno encontrado em seu fígado. Os tubarões são essenciais para manter a saúde de nossos ecossistemas oceânicos - trocar a saúde a longo prazo de nossos oceanos por um ingrediente cosmético não é definitivamente sustentável. As abelhas são outra grande preocupação. Mel, cera de abelha e pólen de abelha são ingredientes naturais usados em inúmeros cosméticos. Como as abelhas polinizam um terço do nosso suprimento alimentar, sem elas não teríamos muito o que comer. Mais uma vez, a troca de nosso suprimento alimentar a longo prazo por um ingrediente cosmético não faz sentido. É por isso que usamos cera de abelha sintética quando necessário. É quimicamente idêntica à cera de abelhas natural, exceto que é feita em laboratório e tem impacto zero sobre as abelhas.

Não é tóxico?

Nem todos os ingredientes naturais são atóxicos. Esta é nossa prioridade número 1 - deve ser segura para uso hoje e ao longo do tempo - sustentabilidade significa manter as pessoas seguras agora, e ao longo do tempo. Se não conseguirmos encontrar um ingrediente natural que seja seguro (e livre de contaminação), procuraremos uma versão sintética segura.

O que acontece quando ela é descartada?

Um grande exemplo disso é o brilho - claro, parece fabuloso brilhando em suas tampas, mas o que acontece quando é lavado pelo ralo ou jogado em um aterro sanitário? Estes minúsculos pedaços de plástico embrulhados em alumínio enrolam-se em cursos d'água, transportam bactérias, prejudicam peixes e animais selvagens, e levam cerca de mil anos para se decomporem. É aqui que uma alternativa natural e biodegradável é essencial. Usamos pós de cristal de origem ética e mica natural sintética/ética para criar o brilho e o brilho de nossos produtos. Para saber mais sobre a nossa escolha entre natural ou sintético, leia mais sobre o assunto aqui.

Como se parece um ingrediente natural verdadeiramente sustentável?

Um exemplo de um ingrediente natural super-sustentável e amigo da terra: cânhamo! O cânhamo captura as emissões de carbono, cada parte da planta pode ser (e é) utilizada, cura e regenera o solo para futuras culturas, utiliza muito pouca água, pode crescer em quase qualquer lugar (mesmo em solos danificados), e quase não utiliza pesticidas ou inseticidas.