Conteúdo

Cursos/Informações/Pesquisas

Como escrever uma fórmula cosmética

Como escrever uma fórmula cosmética
Gostei:
Não gostei:
Atualizado:
6-09-2021

Ao formular um cosmético, você deve escrever suas fórmulas em porcentagens. Esta é a maneira precisa de escrever uma fórmula para que você saiba que não está usando muito de um ingrediente ou pouco de outro. Alguns ingredientes podem realmente ser prejudiciais à pele se usados a um percentual alto. Por outro lado, se você usar um ingrediente em porcentagem baixa, você pode não obter os benefícios do mesmo. Esta é uma grande razão pela qual recebemos "Taxas de uso sugeridas" dos ingredientes e estas taxas de uso sugeridas são fornecidas a nós em porcentagem. 

Sempre que você estiver comprando ingredientes, você receberá do fabricante uma taxa de utilização sugerida, dessa forma você sabe exatamente em que porcentagens esses ingredientes devem ser usados.

O que pode ficar confuso é que estas taxas de uso sugeridas podem ser muito amplas, portanto você pode ainda não saber exatamente em que porcentagem usá-las. Isto é quando a experiência, a preferência pessoal e o valor do custo entram em cena. Por exemplo, o extrato de morango é recomendado para ser usado a 1-10%, então como você sabe qual a porcentagem a ser usada a partir daí? 

Primeiro você deve levar em conta o valor de custo. Se você estiver preocupado com o custo, use-o a uma porcentagem menor como 1-3%. Se o valor de custo não importa, use-o a 7-10%. Se você notar que sua pele não gosta desse valor, use-o a 5%. Tudo isto é preferência pessoal. Enquanto você estiver usando um ingrediente entre a taxa de uso sugerida, você está fazendo o uso seguro. 

Outro exemplo é a cera umulsificante NF. É recomendada a utilização a 2-25%, geralmente 3-5% para loções e 5-10% para cremes, mas tudo isso se resume à preferência pessoal. Você pode não gostar de uma consistência de loções com cera emulsificante NF usada a 5%, então experimente a 3% ou 4%. Esta é a diversão de fazer seus próprios cosméticos, você pode produzir e modificá-los a seu gosto!

Acesse a nossa página de princípios básicos e referência para formulação padrão aqui.

Vamos falar sobre criar realmente uma fórmula. Como a maioria de vocês já sabem, cada fórmula de cosmético deve ser 100%, não importa quanto produto você esteja fazendo, todas as porcentagens de ingredientes devem somar até 100%. Além disso, as fórmulas são divididas em 3 fases diferentes: fase água, fase óleo e fase de esfriamento. Se você não estiver usando nenhum óleo em um produto, então há apenas uma fase de água e uma fase de resfriamento. Se você não estiver usando água, então há apenas uma fase de óleo e possivelmente também uma fase de resfriamento. Se você estiver usando as três fases em uma fórmula, muito provavelmente terá que aquecer tanto a Fase de água quanto a fase de óleo. Há muitas razões pelas quais estas fases precisam ser aquecidas; para solubilizar ingredientes em pó, para derreter emulsificantes ou espessantes, para criar uma emulsão adequada entre a fase água e a fase óleo, ou até mesmo para simplesmente esterilizar seus ingredientes. Sempre recomendo aquecer ambas as fases usando uma chapa quente ou banho maria, a 75 graus celsius e manter por 20 minutos para esterilizar completamente os ingredientes (Não é uma regra, mas sugestão). É também por isso que eu sempre aqueço minha fase de água, mesmo que não haja nenhuma fase de óleo ou qualquer coisa na minha fase de água a ser derretida ou solubilizada. Eu só gosto de esterilizar os ingredientes, só por segurança.

Agora quero dar exemplos de ingredientes que estão em cada fase
Fase aquosa - água destilada, Aloe Vera líquido, hidrossóis, (ex. rosa, lavanda, morango, maçã verde) proteínas hidrolisadas, glicerina, e também dissolvo meus ingredientes em pó que são solúveis em água na fase aquosa (ex. Pantenol, Alantoína, Niacinamida) Etc. - Se for solúvel em água e não for sensível ao calor, vai na fase de água.

Fase oleosa - óleos veículares, esqualano, manteigas, emulsificantes, espessantes (que precisam ser derretidos. ex. cera de abelhas & cera de soja) etc. - Se for solúvel em óleo e não for sensível ao calor, vai na fase de oleosa.

Fase de resfriamento - conservantes, extratos, espessantes (que não precisam ser derretidos. ex. crothix & goma xantana, modificadores de reologia), ingredientes ativos (ex. AHA, retinol) - Qualquer ingrediente que seja sensível ao calor vai na fase de resfriamento. 

Portanto, se você está se perguntando como transferir uma fórmula de porcentagem para gramas, você deve fazer as contas do volume final a ser produzido e dos valores da porcentagens em gramas.  Nós temos uma calculadora disponível para download compatível com Windows e Mac OS. 

Uma vez que você tenha sua fórmula escrita, você pode começar a experimentar. Na maioria das vezes, uma fórmula precisará ser ajustada a partir da original que você escreveu. Portanto, se você tentar uma fórmula e ela não sair muito bem, faça alterações e tente novamente. Todos nós aprendemos com tentativas e erros. Os erros são apenas experiências de aprendizagem!

Agora você já sabe como escrever uma fórmula.

1 Comentários

Lara Mel
Olá... se a formula não conter 100% ou p***ar de 100% ela está desequilibrada?
Paula
As fórmulas devem ser escritas sempre a 100%, se mais ou menos não está correta.

Dúvidas? deixe aqui seu comentário

43446

Limite de caracteres 400