Conteúdo
Cursos/Informações/Pesquisas
Conservantes na cosmetologia orgânica

EcoCert, o órgão internacional de inspeção e certificação orgânica, aprova uma série de conservantes:
O ácido benzóico e seus sais Álcool benzílico O ácido salicílico e seus sais Ácido sórbico/ sorbato de potássio Benzoato de sódio Sorbato de potássio Álcool Fenetílico caprilato de glicerila levulinato de sódio Ácido benzóico Lactato de etila
Se você vê algum desses conservantes listados acima em seus rótulos de produtos de cuidado com a pele, saberá que eles são seguros.
Cosmos (Cosmetic Organic Standard) é o padrão utilizado por uma série de rótulos orgânicos europeus. Todos esses rótulos orgânicos utilizam ingredientes aprovados pelo Cosmos:
BDIH da Alemanha Cosmebio da França EcoCert da França ICEA da Itália Soil Association from the UK (Associação de solos do Reino Unido) ACO (Orgânico Certificado Australiano)
Se você está se perguntando se um conservante é orgânico certificado, você pode dar uma olhada no banco de dados do Cosmos. Insira ‘conservante’ no campo de função, e você poderá ver uma lista de conservantes aprovados.
NaTrue é outro rótulo europeu certificado de cuidados com a pele orgânicos e naturais. Você também pode pesquisar nos bancos de dados da NaTrue, mas eles não listam a função do ingrediente, apenas o nome. É um pouco mais complicado de navegar, mas ainda assim muito útil.
Nome comercial dos conservantes
Você também pode ver nomes comerciais como:
Naticide Rosamox Aminat-G Liquid Germal Plus Leucidal Geogard Nipaguard
Todos estes três são aprovados pela EcoCert. Estritamente falando, você não deve vê-los em uma lista de ingredientes. Todos os nomes de ingredientes devem estar de acordo com a Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos (INCI). O nome INCI do Naticide é fragrância, então é isso que os fabricantes devem listar em seus ingredientes.
Mas como a fragrância nem sempre é bem recebida pelos consumidores, às vezes os fabricantes usam o nome comercial.
Outros ingredientes que você pode ver
Você também pode ver estes ingredientes em produtos naturais ou orgânicos:
Óleo de semente de toranja Extrato de madressilva Extrato de alecrim Vitamina E
Estes não são conservantes, mas antioxidantes. Eles vão evitar a oxidação do produto, como quando sua maçã fica marrom. Entretanto, eles são de pouca ou nenhuma ajuda quando se trata de inibir mofo e bactérias.
O extrato de semente de toranja e o extrato de madressilva podem ser ingredientes problemáticos. Devido à forma como são processados, eles podem ficar contaminados com produtos químicos como formaldeído e cloreto de benzetônio.
Você também pode encontrar outros conservantes nos cuidados “naturais” da pele:
Fenoxietanol Hidroximetilglicinato de sódio
Ecocert não aprova estes dois. Ainda que Fenoxietanol seja o escolhido e amplamente usado na cosmetologia atual, comprovado cientificamente que é seguro em níveis de até 1% da fórmula.
Os conservantes que você definitivamente deveria evitar.
Aqui está uma lista rápida de conservantes para evitar em seus cuidados com a pele:
2-bromo-2-nitropropano-1,3-diol (bronopol) BHT (hidroxitolueno butilado) C12-15 benzoato de alquilo Diazolidinil uréia EDTA dissódico DMDM hidantoína EDTA Formaldeído Imidazolidinil uréia Metilclorooisotiazolinona (CMIT) Metilisotiazolinona (MIT) Parabenos: propilparabeno, metilparabeno, butilparabeno, etilparabeno, isobutilparabeno, isopropilparabeno Uréia de polioximetileno Quaternium 15 EDTA tetrasódico
Alguns ingredientes listados como “fragrância” ou “parfum” também podem estar escondendo conservantes. Se você escolher cuidados com a pele orgânica certificada, você saberá que a fragrância utilizada é boa.